quinta-feira, março 16, 2006

Puxando a média pra cima



Não sei de onde saiu essa história de aumento na renda, mas olhando a média sou forçado a admitir que tenho alguns amigos - e amigas - que se essa pesquisa fosse mais detalhada apareceriam como os puxadores da média.


Com renda maior, brasileiro bebe mais cerveja

O brasileiro consumiu 990 milhões de litros de cerveja em janeiro deste ano, 9,5% a mais que no ano passado, quando foram consumidos 910 milhões de litros. Em 2005, cada consumidor tomou, em média, 84 garrafas de cerveja com 600 ml, cinco a mais que em 2004.

"O consumo de cerveja está intimamente ligado com a renda do consumidor. Quando a renda cai, o consumo acompanha", diz Luciano Fonseca, analista de mercado do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindicerv). A renda média do trabalhador brasileiro chegou a R$ 1.201,94 em dezembro do ano passado. O valor é 2,14% maior que o de dezembro de 2004, segundo pesquisa do IBGE. Ao todo, em 2005, a renda cresceu 2,27%.

Além do crescimento da renda, o fraco aumento de preço das cervejas contribuiu para que o brasileiro bebesse mais. "Em 2005, o IPCA ficou em 5,89%, e a cerveja só subiu 3,86%", afirma Fonseca.

Um link pra se aprofundarem no assunto: http://www.sindicerv.com.br/links.php

Abrrrrraço.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Não sei de onde saiu essa história de aumento na renda, mas olhando a média sou forçado a admitir que tenho alguns amigos - e amigas - que se essa pesquisa fosse mais detalhada apareceriam como os puxadores da média."

Quem serão esses "alguns amigos e amigas", a quem nosso nobre amigo Henrique M. Henriques se refere, hem, galera?
Quem souber, me contem, pq estou curiosíssima!!!
Abrrrrrrrrrrrraço!!!

Anônimo disse...

hahahahaha!
Primeiro: aumento de renda??
Não sou muito fã de mágicas, mas nós, humildes brasileiros, fazemos mágica sim! Isso não existe, "aumento de renda"! Afff! (odeio este 'afff'! Mas é o que cabe neste momento.)

Segundo: 2.007 - segundo dia do ano... creio que já contribui muito para a atualização desta pesquisa... e continuo a contribuir!
ahahahhahaah