sábado, março 29, 2008

Tapinha não dói, bobagem sim



"Tapa na Cara" pode; "Tapinha", não. Esse é o entendimento da Justiça Federal de Porto Alegre, que condenou a produtora Furacão 2000 Produções Artísticas -responsável pelo funk "Tapinha", do refrão "Tapinha não dói", sucesso de Mc Naldinho e Bella Furacão no começo da década - a pagar R$ 500 mil por danos morais às mulheres. Na mesma decisão, no entanto, eximiu de responsabilidade a Sony Music pela música "Tapa na Cara", do grupo Pagodart, lançada pela gravadora em CD.

A ação foi movida pelo Ministério Público Federal a pedido da ONG Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, de defesa às mulheres. De acordo com a ONG, ambas as letras das músicas eram "ofensivas à dignidade da mulher", "influenciavam o cotidiano das pessoas" e "banalizavam a violência", além de serem discriminatórias e de legitimarem a violência masculina.

Para o juiz Adriano Vitalino dos Santos, o tapa descrito no funk provocava dor física e abalo psíquico. Na outra canção, o tapa era uma manifestação "artística" que aborda o masoquismo.

De acordo com o juiz Santos, a música "Tapinha" (Se te bota maluquinha/Um tapinha eu vou te dar porque: Dói, um tapinha não dói), de Mc Naldinho e Bella Furacão, descreve uma situação de um gesto humilhante. "O "tapa" (...) evidentemente causa dor física na vítima, além do abalo psíquico decorrente da humilhação que o gesto em si constitui", escreveu Santos na sentença. Já sobre a música "Tapa na Cara" (Tapa na cara/Na cara mamãe/Se você quiser, ai eu vou te dar), o magistrado afirmou que a letra "apenas relata um encontro amoroso entre um homem e uma mulher, que implora ao parceiro para que lhe dê tapas durante o ato sexual. Na esfera privada, é vedada a quem quer que seja, Estado ou particular, a intromissão sem consentimento."



Caros cinco leitores (bem vindo, Vendramel), que surpresa Furacão 2000 ter que pagar e a Sony Music ser absolvida, não? Agora bonito mesmo é um juiz federal perder tempo com isso. Passa - na modesta opinião do blogueiro - do limite do não ter o que fazer, ou simplesmente jogar pra platéia. Deus é minha testemunha o quanto eu acho desagradaveis os funks em geral, mas para o bem ou para o mal isso é liberdade.


Abrrrrrrrrraço

quinta-feira, março 27, 2008

Being Al Gore



Iniciativa ambiental pretende "desligar" o planeta por uma hora

O evento Earth Hour, criado em 2006 pelo World Wide Fund for Nature (WWF) da Austrália, pretende mobilizar pessoas de diversos países contra o aquecimento global.

No sábado (29), quando o relógio marcar 20h em cada uma das mais de 30 cidades participantes ao redor do mundo, apagões voluntários serão promovidos. O desligamento de aparelhos elétricos e eletrônicos em escala mundial levará a uma gigantesca economia de energia.


Estamos combinados, então: vamos ajudar a salvar o planeta, dia 29 entre oito e nove da noite não pratiquem nenhuma atividade que precise deixar a luz acesa - se é que vocês me entendem.

Abrrrrrraço!

segunda-feira, março 24, 2008

"Os Estados brasileros se apresentam..."

Na noite do último sábado o clube Pica-Pau foi palco da eleição da Rainha do Café 2008, em festa promovida pela Associação Comercial e Industrial de Araguari.
Entre as vinte candidatas, Jésika Antunes, patrocinada pela empresa Araguari Logística, foi coroada em primeiro lugar. “Por ser filha de cafeicultores, representarei com muito orgulho o título de Rainha Café 2008”, disse Jésika.
O título de 1ª Princesa ficou para Narayane Ferreira de Carvalho, patrocinada pela empresa Hidro System e o título de 2ª Princesa para Pâmela Michelly Silva Mello, patrocinada pelo Super Tejotão.




Não conheço a moça, e desnecessario dizer o quanto ela é bonita e com certeza merecedora da honraria. O que não esta exatamentamente claro pra mim é a parte dos patrocinadores... foi tipo festa de escola, quem vendesse mais rifa levava? Sério, quem dos quatro leitores que souber por favor me explique, assim como porque catzo a Associação Comercial e Industrial foi a promotora da festa.

Abrrrrrrraço.