domingo, agosto 08, 2010

Esporte Espetacular


Finalista morre durante campeonato mundial de sauna na Finlândia

O aspirante russo ao título de campeão mundial de sauna, Vladimir Ladyschenski, morreu na noite deste sábado ao sofrer um colapso após seis minutos na cabina a uma temperatura de 110º Celsius. Seu maior rival, o finlandês e pentacampeão mundial, Timo Kaukonen, passou mal durante a prova e teve de ser levado às pressas ao hospital na localidade de Lahti. Segundo os médicos, seu estado de saúde é estável.

Os acidentes levaram o organizador do evento, Ossi Arvela, a comunicar a suspensão definitiva do torneio. Arvela afirma, em comunicado publicado no site da organização, que todas as regras de segurança foram cumpridas e que havia pessoal médico suficiente para atender os participantes de caso de colapso. "Todos os participantes tiveram que apresentar um certificado médico antes do torneio", explica Arvela.



O campeonato mundial de sauna foi realizado pela primeira vez em 1999, como uma prova de resistência; a edição deste ano foi realizada na localidade finlandesa de Heinola, a 138 quilômetros ao norte de Helsinque, com 135 homens e mulheres procedentes de 15 países.






Para conhecimento geral: já registrei os sítios para a Federação Brasileira de Sauna Competitiva (http://www.fbsc.org/ e http://www.fbsc.blogspot.com/ ), entrei com o pedido de verba para o COB e, claro, comecei a treinar a seleção feminina.



Abrrrrrraço, e aguardo contato das candidatas.