quarta-feira, novembro 22, 2006

De volta às pesquisas curiosas de cientistas ao redor do mundo - só que essa é massa!


Cientistas da Australian Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, departamento de pesquisa científica do governo australiano, desenvolveram uma camiseta que mapeia e transmite os movimentos dos braços do usuário para um computador. A primeira demonstração da nova tecnologia foi para os fãs de air guitar - toque sua guitarra imaginária e o computador identifica e provê o som.
A wearable instrument shirt, como é muito criativamente chamada, tem conexão sem fio com o computador. Os sensores identificam as cordas imaginárias que os dedos estão "tocando", e cruza o movimento com um banco de dados de samples.
Os pesquisadores australianos já adaptaram o software para reproduzir outros instrumentos, e você pode conferir alguns vídeos de demonstração em http://www.csiro.au/csiro/content/file/pfk8,,.html

Sério, agora: as possbilidades de desenvolvimento a partir de uma tecnologia dessas pode resultar num monte de coisa prática de verdade. Parabens aos cangurus, e um abrrrrrrrrrraço a eles.