A competição – que começou no dia 14 e vai até 23 de outubro – acontece no shopping Islazul, em Madri. A primeira edição do evento é organizada pela Associação Nacional dos Amigos da Siesta e pretende divulgar os benefícios que uma soneca à tarde traz à saúde.
Cada eliminatória dura 20 minutos e conta com oito participantes que se espalham em sofás instalados num dos pisos do shopping madrilenho.
Antes do cochilo, o participante recebe um vale-alimentação. O objetivo, segundo os organizadores, é “respeitar o conceito da siesta”. De barriga cheia, é só partir para sonhar com a vitória; são seis categorias: figurino, maior roncador (o ruído é monitorado com a ajuda de um medidor de decibeis), posição mais original, favorito do público, tempo real de sono (monitorado através de um sensor) e os que permanecem os 20 minutos deitados.
Para alcançar maior pontuação, o participante deve estar ciente de dois critérios: quem dorme primeiro pontua mais e os que dormem direto durante 20 minutos ganham 20 mil pontos. Os vencedores receberão troféus e premiação em dinheiro. Serão mil euros para o campeão (cerca de R$ 2,3 mil), 500 para o segundo colocado e 250 euros para o terceiro, e as inscrições podem ser feitas de duas formas: pelo site oficial do evento ou pela troca de uma nota fiscal de compras no valor de 40 euros (cerca de R$ 94) no shopping.
Aviso aos navegantes: na qualidade de Presidente da Federação Brasileira de Soneca Competitiva (FEBRASCOMP), assim que pintar uma grana do Ministério do Esporte estou me mandando pra treinar fora do Brasil, claro.